Depois de emitir uma nota no dia 15 de setembro informando a não recomendação de vacinação para adolescentes de 12 a 17 sem comorbidades o Ministério da Saúde reavaliou o procedimento e na noite desta quarta (22) informou que está mantida a recomendação inicial para vacinar pessoas menores de 18 anos e de 12 ou mais anos de idade.
Por isso, fique atento(a) as novas informações da sua cidade sobre os dias de vacinação com as indicações de locais e idade para cada ponto de atendimento.
Posicionamento da Sociedade Brasileira de Pediatria
Com os últimos acontecimentos envolvendo a vacinação de adolescentes no Brasil com vacinas para imunizar a população contra o coronavírus, a Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu sua opinião técnica sobre o assunto.
Dia a nota:
Apesar de diversos estudos oriundos de vários países estimarem que o número de casos de Covid-19 na faixa etária pediátrica seja de 1% a 5% do total de casos confirmados, ainda que na sua maioria, apresentem formas leves ou assintomáticas, crianças e adolescentes não estão isentos da ocorrência de formas graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, além de casos de Covid-19 longa e suas consequências, especialmente em relação aos aspectos cognitivos envolvendo o aprendizado. O número de óbitos reportado no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, somado ao total do ano anterior, é de 2.416 óbitos de crianças e adolescentes, representando mais do que a soma de todos os demais óbitos por doenças imunopreveníveis, o que denota o impacto da doença nessas faixas etárias.
Qual a vacina liberada pela Anvisa para imunizar adolescentes entre 12 e 17 anos?
No Brasil, a única vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para aplicação em adolescentes entre 12 e 17 anos é da Pfizer/BioNTech.
O anúncio foi feito ainda no mês de junho deste ano.