Galo fará primeiro jogo em Belo Horizonte e decide na casa do adversário; há 20 anos, o time do DF tirou o Atlético na semifinal da Copa do Brasil.
Quando a bolinha do Brasiliense foi aberta no sorteio da terceira fase da Copa do Brasil de 2022, o torcedor do Atlético-MG logo se lembrou da edição de 20 anos atrás. Em 2002, o time do Distrito Federal foi o algoz do Galo na semifinal. Agora, voltam a se encontrar no mata-mata nacional. Os jogos serão em 21 de abril e 11 de maio, com o Galo definindo fora de casa.
Atual campeão da Copa do Brasil, o Atlético tinha chances de defrontar equipes da elite do Brasil. Mas quis o sorteio que o rival fosse o Jacaré, que hoje disputa a Série D nacional. Em âmbito estadual, o Brasiliense é finalista do Campeonato do DF e vai disputar o troféu com o Ceilândia, em abril.
Até lá, entretanto, falta uma rodada da segunda fase do torneio, que é um quadrangular entre Brasiliense, Ceilândia, Gama e Capital. Hoje, o Brasiliense é o vice-líder, com o Ceilândia na ponta. Ambos já são os finalistas, mas fazer um duelo prévio da sexta e última rodada da semifinal na quarta-feira. A liderança da segunda fase não tem vantagens na finais, em jogos de ida e volta.
O principal destaque do Brasiliense, neste primeiro trimestre de 2022, é o atacante Marcão, de 36 anos. É o artilheiro do Campeonato do DF, com 8 gols. O jogador já eliminou o Atlético-MG de uma Copa do Brasil (2015), justamente quando o Alvinegro defendia o título. Marcão fez o gol da vitória do Figueirense por 2 a 1, no Orlando Scarpelli, aos 44′ do 2º T, após 1 a 1 em BH na ida.
No elenco comandado pelo técnico Celso Teixeira, há outras figuras carimbadas do futebol brasileiro. No meio de campo, Radamés, volante com passagem por Minas Gerais, é uma opção. Na armação, o camisa 10 da equipe é Zotti, jogador que teve passagem breve pelo Galo em 2007.
Um de seus suplentes é Bernardo, que foi joia da base do Cruzeiro há bons anos, com passagem pelo Vasco. Ainda no setor ofensivo, o atacante Zé Love, campeão da Libertadores no Santos, é atleta do Brasiliense. Foi afastado para tratar um quadro de depressão.
O Campeonato Brasiliense será definido no Mané Garrincha, mas o rival do Atlético na Copa do Brasil mandou todos os seus jogos em 2022 no estádio Abadião, localizado na região de Ceilândia, com capacidade pequena de 5 mil espectadores. Entretanto, pelo regulamento da CBF, estádios precisam ter no mínimo 10 mil lugares na terceira fase. O Serejão (Taguatinga, com 27 mil), e o Mané Garrincha serão opções do Brasiliense contra o Galo.